top of page
sick-casual-caucasian-middle-aged-woman-grabbed-aching-stomach-isolated-olive-green-wall.j

O que é a Endometriose?

A endometriose é uma doença ginecológica que afeta as mulheres em idade reprodutiva. Essa doença ocorre por meio de uma inflamação causada pelas células do endométrio, que são as células que envolvem o útero.

O endométrio é a parte interna do útero, aquele responsável pela menstruação. Quando uma mulher tem endometriose, o tecido endometrial se posiciona fora da cavidade uterina, o que faz com que a inflamação aconteça. Isso explica a ligação das dores menstruais intensas com os sintomas da endometriose.

Sintomas da endometriose

Em 2% a 22% das mulheres, a endometriose pode se mostrar assintomática. Contudo, na maioria dos casos, as principais manifestações clínicas costumam ser:

  • dor pélvica;

  • cólica menstrual intensa;

  • dor durante as relações sexuais;

  • alterações intestinais;

  • distúrbios do sono;

  • dificuldade em engravidar.

Mulher em dor
14032024_sessao-medicos_0113.jpg

Tratamentos 

No tratamento da endometriose é indispensável o acompanhamento com um ginecologista experiente no tratamento dessa doença. Esse profissional precisa estar habituado com o manejo clínico da doença, através de medicamentos e orientações de mudanças de hábitos de vida, o que por vezes é capaz de evitar uma cirurgia desnecessária.

 

Assim como deve estar capacitado para realizar o tratamento cirúrgico quando necessário, o qual frequentemente é complexo nessa doença. Vale destacar também que o tratamento da endometriose requer acompanhamento multiprofissional, aliando os cuidados do ginecologista com os oferecidos por profissionais da Nutrição e Fisioterapia.

bottom of page